Wiki As Crônicas de Nárnia
Advertisement

Aslan - PG.png

Aslanposter.jpg

É o criador e Rei de Nárnia, um ser divino que em Nárnia é conhecido pela sua forma de Leão. É a autoridade máxima sobre as terras de Nárnia. Aslam habita no País de Aslam, local inalcançável sem a permissão do mesmo O Pai de Aslam é conhecido como o Imperador de Além-mar, não se sabe muito sobre ele, mas certamente é tão poderoso quanto ou até mais que o próprio Aslam.

Aparência[]

Aslam na maior parte do tempo toma a forma de um leão, o mais belo dos leões, tem uma linda pelagem dourada mais macia e brilhante do que se possa imaginar, ele também tem um tamanho fora do comum para um leão, tem um tamanho aproximado de um filhote de elefante, apesar de mudar de tamanho em alguns pontos da saga. Aslam já tomou a forma de um gato que esteve junto à Shasta enquanto o mesmo tentava dormir em O Cavalo e Seu Menino. Também já tomou a forma de um Cordeiro, que apareceu no final de A Viagem do Peregrino da Alvorada

Poderes[]

Aslam é o ser mais poderoso do universo de Nárnia, é possível até mesmo ter uma interpretação de que ele é Onipotente, mas aqui vai alguns de seus poderes demonstrados na saga.

•Criação[]

Somente com seu canto Aslam criou a própria terra de Nárnia, assim como seus habitantes, animais comuns e falantes, sátiros, faunos, dríades, árvores vivas, estrelas, e muitas outras coisas. Não há confirmação, mas provavelmente Aslam também criou as outras terras que circundam Nárnia, como a Arquelândia, a Calormânia e as Ilhas Solitárias.

•Aura[]

Algo um pouco mais poético, mas ainda assim muito citado de forma literal na obra, a presença ou a aura de Aslam sempre foi capaz de mudar o ambiente e a percepção e sentimentos das pessoas, até mesmo a citação de seu nome já desperta sentimentos inatos nos ouvintes, como n'O Leão, a Feiticeira e o quando o Sr. Castor fala que ”Aslam voltou” aos irmãos pevensie. Eles mesmo sem ter a mínima ideia de quem é Aslam tiveram, cada um, um sentimento diferente que despertou dentro de si.

•Transformação[]

Como já citado, Aslam já mudou seu tamanho e sua aparência em alguns pontos da Estória, como quando se transformou em um gato que consolou Shasta enquanto o mesmo tentava dormir no deserto da Calormânia. Também tomou a forma de um cordeiro no final do livro A Viagem do Peregrino da Alvorada. Ele também é capaz de transmutar outros seres como demonstrou n'O Sobrinho do Mago ao transformar Morango, um cavalo comum, em Pluma, o primeiro cavalo alado.

•Invisibilidade[]

Aslam demonstrou esse poder n'A Viagem do Peregrino da Alvorada na ilha dos Tontópodes quando ficou invisível à todos no local, até mesmo à Lúcia, fato que foi modificado no filme, Aslam fica visível novamente somente por causa de um feitiço lançado por Lúcia.

•Imortalidade[]

Aslam não pode morrer por velhice, visto que existe antes da Criação de Nárnia, e não parece ter envelhecido nada após centenas de milhares de anos. Quanto à ferimentos, Aslam só é ferido se ele mesmo permitir, n'O Sobrinho do Mago Polly afirma que Aslam não é um leão que se possa caçar. Aslam só foi realmente ferido e morto pela Feiticeira Branca.E isso porque ele mesmo quis ser morto para tomar o lugar de Edmundo.

•Despetrificação[]

N'O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, Aslam foi capaz de desfazer a petrificação da Feiticeira Branca somente ao soprar nas estátuas de pedra.

•Viagem Interdimensional[]

Aslam mostrou mais de uma vez que pode facilmente transitar entre o nosso mundo e o mundo de Nárnia, logo podemos presumir que ele pode transportar-se livremente por qualquer outro mundo ou dimensão, o que inclui, também, o Bosque entre os mundos.

•Atributos físicos aprimorados[]

Como já é de se imaginar Aslam é extremamente mais forte, rápido e resistente que qualquer outro leão, aliás, qualquer outra criatura.

•Sabedoria[]

Você pode pensar que sabedoria não é um poder, mas a de Aslam é diferente, ele sabe tudo o que há para saber, passado, presente ou futuro, em nenhum momento de toda a saga ele demonstrou surpresa ou confusão ante aos fatos mais inacreditáveis, isso porque ele já sabia o que aconteceria. Sua sabedoria e sua ciência se estendem para além dos limites do universo de Nárnia, ele demonstra saber de tudo o que há para saber até mesmo de outros mundos, como quando fala com os filhos e filhas de Adão e Eva sobre nosso mundo, mais especificamente sobre a Inglaterra. Também demonstrou conhecer bem o mundo de Charn, antigo lar de Jadis, a Feiticeira Branca

É um ser incrível e majestoso, que aparece de tamanhos diferentes para pessoas diferentes. É maior que todos os outros leões, por isso se torna também aterrorizante.

Advertisement